Notícias

Açúcar: por que ele é o vilão dos dentes?


Você também é o tipo de pessoa que almoça já pensando na sobremesa? 😉

Todos nós precisamos de um pouco de doçura em nossa vida, porém, o consumo de açúcar com frequência contribui para o aparecimento de cáries.

Quando ingerido, o açúcar entra em contato instantâneo com bactérias cariosas que vivem em nossa boca. Essa placa bacteriana começa a utilizá-lo como fonte energética e, como consequência, libera ácido. Esse ácido que corrói e destrói os dentes faz cavidades, causa sensibilidade, dor e pode até levar à perda do elemento dentário; e isso é chamado de cárie.

Para prevenir esse tipo de problema, é muito importante que o consumo do açúcar seja disciplinado, assim como a rotina de higiene bucal seja adequada.

O ideal é escovar os dentes até 15 minutos após a ingestão dos doces, pois, geralmente a partir desse período as bactérias estarão metabolizando os açúcares ingeridos e fabricando os ácidos, prejudicando os tecidos bucais.

Além de tudo, o consumo em excesso do açúcar agride também outros sistemas do corpo, acarretando em uma série de doenças. Por isso, consuma com cautela! 🍬🍭

Anterior Próxima