Notícias

Conheça os malefícios do cigarro a saúde bucal


O hábito de fumar é um fator de risco para diversas doenças, afetando negativamente inúmeras funções do organismo e, com a sua saúde bucal, não é diferente.

Conheça alguns dos principais problemas de saúde bucal causados pelo cigarro.

Câncer bucal

Comparando um fumante e uma pessoa que não fuma, as chances de o fumante ter câncer de boca é 7 vezes maior. Existem algumas partes da boca que podem desenvolver tipos específicos de câncer: língua, mucosa e lábios. Mas, o prejuízo pode ser ainda maior, se estender por outras partes, como faringe, laringe e esôfago.

Doença periodontal

O fumo é um dos maiores causadores da doença periodontal, isso porque fumar é considerado um fator crítico na prevalência, extensão e severidade desse tipo de doença.

Doenças periodontais e a cárie são juntas, as maiores causadoras da perca dos dentes. Por atingirem a gengiva e o tecido periodontal (aquele tecido que sustenta o dente), pode ocorrer inflamações destas áreas, ocasionando problemas maiores.

No caso dos fumantes, o acúmulo de placa é maior e esta seria a principal razão do aparecimento da doença. O cigarro também agride as células da mucosa da boca, diminuindo a cicatrização e a defesa, assim, as bactérias, os vírus e os fungos são mais suscetíveis.

Manchas

As manchas amareladas também fazem parte da extensa lista de malefícios causados pelo fumo, isso porque a nicotina se acumula na superfície do dente e também nas mucosas, causando o amarelamento.

A nicotina também estimula a produção de melanina, causando manchas acastanhadas, principalmente nas gengivas.

Halitose

A halitose já foi tema de outros textos do nosso blog, e nada mais é do que o mau-hálito.

Os produtos que compõe o cigarro são os principais causadores do odor desagradável na boca. Quando falamos, ou respiramos, a fumaça inalada é expelida e somando isso a má escovação, o hálito se torna ainda pior.

Outro grande fator da halitose é que nos fumantes, a produção de saliva diminui, e eventualmente a limpeza fisiológica da boca fica comprometida, já que é a saliva que faz essa função.

Diminuição do paladar e olfato

Além de todos esses problemas, o cigarro também causa danos ao paladar e ao olfato.  O que acontece é a atrofia das papilas gustativas do dorso da língua, ocasionada pelas substâncias tóxicas do cigarro, dificultando na identificação dos gostos, principalmente em alimentos salgados.

É por isso que é comum pessoas pararem de fumar e relatarem uma melhora do paladar e do olfato.

Depois dessa lista preparada pela OP, é hora de cuidar melhor da sua saúde bucal e rever o vício do cigarro, não é mesmo?

Anterior Próxima