Notícias

Estalos na mandíbula, conheça as causas


Você já ouviu algum estalo na mandíbula e ficou pensando sobre o porquê disso acontecer? Esses estalos espontâneos na mandíbula acontecem com muitas pessoas, principalmente na hora de mastigar alimentos ou mascar chicletes.

O blog da OP vai responder quais são as principais causas que ocasionam esse desconforto mandibular.

Os ossos da sua mandíbula não entram em contato diretamente um com o outro, pois há uma estrutura que é responsável por evitar o atrito entre eles. O nome desta estrutura é disco articular. A ação de abrir e fechar a boca é natural e indolor, devido à movimentação dessa articulação que, quando é lubrificada com a saliva, possibilita o deslizamento dos ossos.

Quando a posição do disco articular não está no lugar certo, os estalos são emitidos. Ao mastigar, abrindo e fechando a boca, fazemos com que o disco articular volte abruptamente para o lugar, ocasionando o ruído.

Portanto, podemos afirmar que o estalo é um indício de que há alteração estrutural ou funcional da mandíbula.

Uma das causas desse problema é a DTM (Disfunção temporomandibular), que causa dor e desconforto, dificultando na mastigação dos alimentos e ocasionando o travamento das articulações do maxilar.

As causas dos estalos podem ser inúmeras. Os traumas na mandíbula são causados por impacto ou pela idade e os danos à mandíbula são devido ao hábito de mascar chiclete ou roer as unhas, estresse emocional, tensão muscular, bruxismo e doenças sistêmicas.

Existem inúmeras terapias que ajudam a controlar a dor e a recuperar a funcionalidade do disco articular. Placas interoclusais de acrílico podem ser utilizadas no tratamento, e há ainda procedimentos de reabilitação orofuncional.

Lembrando que somente o dentista pode receitar o melhor procedimento para cada caso.

Está sentindo algum sintoma em relação à mandíbula? Vem para OP!

Anterior Próxima