Notícias

Novembro Azul: A importância do diagnóstico precoce


Assim como a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo alertar e orientar mulheres contra o câncer de mama, o Novembro Azul é focado na saúde masculina, mais especificamente no câncer de próstata.
Atualmente, o câncer de próstata faz mais vítimas masculinas do que o câncer de pele e é mais incidente do que o câncer de mama nas mulheres. Esses dados podem ter relação com o fato de que há um tabu relacionado aos cuidados masculinos, principalmente quando o assunto é sobre o exame de toque retal para diagnosticar o câncer de próstata.

Quando a doença é diagnosticada precocemente, as chances de cura chegam até 90%, por isso a importância da campanha do Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar o máximo possível de homens acima de 45 anos para fazer o exame. Caso seja diagnosticado, é recomendado começar o processo de tratamento o quanto antes e, eventualmente, ter mais chances de ser 100% curado.

Acontece que a visita ao médico, após a aparição dos sintomas, pode ser fatal, pois mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso a importância do exame de toque o quanto antes é tão presente nas campanhas de conscientização do Novembro Azul.

Para saber quais são os sintomas mais comuns, seguem alguns exemplos:
Dificuldade para urinar;
Diminuição da quantidade de urina;
Dificuldade em interromper a passagem da urina;
Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
Urinar em gotas;
Dor na região dos testículos;
Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
Dor ao ejacular;
Presença de sangue no sêmen.

Para prevenir que a doença se desenvolva, é aconselhável manter a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Se tiver mais de 45 anos, visite um urologista pelo menos uma vez ao ano para identificar qualquer alteração prostática o quanto antes.

A Odontologia do Povo apoia e se conscientiza com essa causa.

Anterior Próxima