Notícias

O estresse afeta nossa saúde bucal?


Você sabia que o estresse também pode favorecer o aparecimento de cáries e aftas na boca? Isso mesmo. Ele é um dos principais vilões do organismo, podendo prejudicar a saúde bucal e até causar a perda de dentes.
Mas como isso acontece?

O estresse libera hormônios como hidrocortisona e cortisol, além de produzir um alto nível de adrenalina. Essas substâncias são responsáveis por regular funções corporais, como o sistema imune, que pode desencadear efeito pró ou anti-inflamatório. O estresse desencadeia um efeito pró-inflamatório, o que, aliado aos maus hábitos de higiene bucal, tornam o ambiente propício para o aparecimento da doença periodontal e aftas.

O que pode prejudicar ainda mais a saúde bucal são os maus hábitos que uma pessoa estressada tende a ter, como o consumo excessivo de álcool, tabaco e negligência da higiene oral. Além disso, a tensão emocional também pode acarretar em bruxismo, que causa desgaste dos dentes, distúrbios na articulação temporomandibular e danos ao tecido gengival e ao osso mandibular.

Para evitar essa situação, a indicação é:

– Tenha boas noites de sono;
– Cuide da saúde;
– Alimente-se de forma saudável;
– Faça atividades físicas;
– Tenha momentos de prazer.

Anterior Próxima