Notícias

O que são as manchas brancas nos dentes?


As três principais causas das manchas brancas nos dentes são: cárie, excesso de flúor ou alteração na formação do esmalte, podendo surgir tanto nos dentes de leite quanto nos dentes permanentes.

Sim, a mancha branca provocada pela cárie corresponde ao primeiro sinal de desgaste do esmalte dental. Normalmente essas manchas surgem em locais onde o acúmulo de alimentos é localizado, como próximo à gengiva e entre os dentes, favorecendo a proliferação de bactérias e a formação de placas.

Outro fator que pode causar manchinhas brancas no dente é a fluorose que, em excesso, leva ao surgimento dessas manchas.

Já o flúor é um elemento químico importante para evitar que os dentes percam seus minerais, impedindo o desgaste causado por bactérias e substâncias presentes na saliva.

O terceiro fator mais comum é a hipoplasia de esmalte, uma condição caracterizada pela deficiência da formação do esmalte do dente.

A pessoa com hipoplasia tem mais chances de ter cáries e sofrer com a sensibilidade, por isso é importante ir ao dentista regularmente e manter a higiene bucal em dia.

As manchas que aparecem por causa da hipoplasia são normalmente tratadas com clareamento dentário ou uso de cremes dentais remineralizadores.

Para evitar o surgimento dessas manchinhas, vá ao dentista periodicamente para que seja feita uma limpeza de rotina. Além disso, pode ser indicado pelo dentista uma mudança na alimentação, evitando alimentos e bebidas ácidas para que não ocorra mais danos no esmalte do dente.

Anterior Próxima