Notícias

O tratamento de clareamento dental enfraquece os dentes?


A maioria das pessoas, antes de começar o processo de clareamento dental, tem dúvidas se este procedimento interfere na estrutura dos dentes, deixando-os mais fracos.

A OP esclarece essa dúvida explicando como funciona o clareamento dental.

O princípio é o mesmo para todo tipo de clareamento: o gel (peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida) que penetra na estrutura dos dentes e reage quimicamente com os pigmentos que, até então, eram estruturas quimicamente estáveis. O resultado desse processo é a oxidação que quebra esses pigmentos, levando a um efeito branqueador.

A ativação desse gel nos dentes, segundo inúmeros estudos, mostra que ele não modifica a estrutura mineral dos dentes, agindo somente na parte orgânica, ou seja, pigmentos que vêm principalmente da alimentação.

Também não existem evidências de que o efeito do clareamento seja permanente, mesmo porque um gel clareado mais ácido pode causar desmineralização dentária. Portanto, é recomendado que o gel clareador tenha pH neutro e flúor, além de uma concentração de peróxido adequada para cada caso.

O efeito do tratamento clareador costuma durar de dois a três anos, dependendo dos hábitos higiênicos e da alimentação de cada paciente. Mesmo porque, fazer um clareamento atrás do outro, além de desnecessário, pode causar sensibilidade em maior grau e dano à polpa (nervo) do dente.

Procure acompanhamento profissional ao se decidir pelo branqueamento dos seus dentes! Nós da OP podemos te orientar e ajudar no clareamento dos seus dentes para deixar seu sorriso ainda mais bonito e contagiante.

Anterior Próxima