Notícias

Prótese dentária: tipos e quando começar a usar


Uma das soluções mais antigas para suprir a falta de dentes são as próteses que, ao longo do tempo, foram se reinventando e evoluindo.

Dados do IBGE afirmam que 50% da população brasileira adulta tem apenas 20 ou menos dentes funcionais, enquanto nos idosos esse índice aumenta para 70%. A única alternativa é a utilização das próteses dentárias, que hoje em dia estão mais acessíveis, confortáveis e funcionais.

Vamos apresentar seis tipos de próteses para você entender melhor sobre cada uma delas:

Total Removível: Mais conhecida como dentadura, a prótese pode ser removida a qualquer momento e é recomendada para casos em que houve perda de todos os dentes.

Feita a partir de moldagens que reproduzem a arcada superior e inferior do paciente, a solução tem estrutura removível e dentes de resina mais resistentes.

Depois de pronta, a prótese fica apoiada sobre a gengiva, facilitando a colocação e a retirada da boca.

Parcial Removível: Mais usada em pacientes que possuem um número razoável de dentes remanescentes, não havendo a necessidade de extração dos dentes que estão na boca.

A manutenção não é difícil, uma vez que a prótese pode ser retirada da boca facilmente. Mas vale ressaltar que é preciso realizar a limpeza após todas as refeições.

Parcial Fixa: Popularmente conhecida como ‘ponte’ ou ‘coroa’, é indicada para pessoas que perderam um número pequeno de dentes naturais.

É tradicionalmente confeccionada em metal com porcelana, mas atualmente já pode ser produzida com estruturas não metálicas.

Prótese Flexível: São as melhores alternativas perante às próteses parciais removíveis porque são produzidas em resina flexível, o que tira a necessidade da utilização de grampos e estruturas presentes nas próteses tradicionais.

Utilizada mais em idosos, a prótese flexível ajuda em casos de reabilitação ou mantenedores de espaço entre os dentes naturais.

Prótese sobre implantes: É instalado diretamente sobre o osso da maxila ou da mandíbula, eles funcionam como substitutos das raízes naturais dos dentes e servem como suporte para a prótese, que é parafusada ou encaixada em cima deles.

Atualmente, é a alternativa mais semelhante aos dentes naturais e oferece mais segurança ao paciente.

Todo e qualquer tipo de tratamento de colocação de prótese deve ser feito sob orientação de um cirurgião-dentista.

Se você é uma dessas pessoas que quer ter um sorriso lindo, venha até a OP fazer uma avaliação gratuita e saber qual tipo de prótese é a recomendada para você.

Anterior Próxima