Notícias

Próteses dentárias: total, parcial removível ou parcial fixa


A perda de alguns dentes pode ser provocada pela cárie, doenças nas gengivas e por traumatismos.

As próteses são tratamentos utilizados para substituir os dentes que caíram por alguma razão. Elas oferecem ao paciente mais autoestima e mais segurança para comer, conversar e sorrir, justamente porque se parece exatamente como um dente.

Conheça quais são:

Prótese total: Essa prótese é a convencional dentadura, confeccionada para pacientes que perderam todos os dentes de uma ou das duas arcadas (superior e inferior).

Prótese parcial removível: A prótese parcial é formada por uma estrutura metálica e pelos dentes artificiais que substituirão os dentes que estiverem faltando. Esta estrutura metálica fica apoiada nos dentes sadios e tecidos adjacentes, possibilitando a mastigação e recuperando a estética do sorriso, com custos menores que os aplicados a reabilitações com implantes ou próteses parciais fixas.

Prótese parcial fixa: Trata-se de uma prótese para reabilitação de espaços sem dentes que não sejam muito extensos. Ela é apoiada sobre dentes sadios adjacentes, que precisam ser desgastados para cimentação. Este tipo de prótese também é utilizado quando a destruição causada no dente pela cárie (ou qualquer outro motivo) é tão grande que não seja indicada uma restauração com resina composta, sendo necessária a confecção laboratorial de uma coroa. Muitas vezes pinos intra-radiculares devem ser utilizados para fortalecer a prótese.

Prótese sobre implantes: Este tipo de prótese é instalado em cima de pinos de titânio instalados no osso. São os tipos de próteses mais modernos disponíveis para reabilitação de espaços sem dentes. Vão desde coroas unitárias até próteses envolvendo todos os dentes de uma arcada.

Anterior Próxima