Tratamentos

Mais conhecido como aparelho dentário, ou apenas “aparelho”, este é o nosso melhor aliado para fazer o alinhamento dos dentes dos pacientes quando eles são tortos. Ele tem funcionalidade não apenas estética, mas em muitos casos, faz toda a diferença na saúde das pessoas.

Hoje me dia, existem muitos tipos de aparelho e de tratamentos disponíveis com várias tecnologias envolvidas. Existem os aparelhos convencionais, estéticos, auto ligáveis e invisíveis. Alguns tratamentos podem ter duração maior ou menor que outros. No entanto, devido às tecnologias, os tratamentos que antes eram mais longos, tendem a ter seu tempo de duração bem menor.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

A necessidade de tratamento de canal se dá quando o paciente está com problemas relacionados à parte central do dente, também conhecida como polpa. Essa área normalmente sofreu uma lesão ou está necrosada (morta). Esse incômodo precisa ser tratado com certa urgência, pois na ponta da raiz, dentro do osso maxilar ou mandibular, as bactérias se proliferam causando uma infecção, que pode ser muito grave se não tratada. O abcesso causa além de dor, inchaço, pus e lesões na gengiva.

O tratamento consiste na remoção da polpa do dente, causando o esvaziamento destes canais. Depois é feita limpeza e desinfecção, e por fim, a vedação com material odontológico obturador, para que o dente fique livre de bactérias.

Dependendo do número de canais, se o dente é vivo ou necrosado e o nível de dificuldade, o tratamento pode ser feito em sessão única ou dividido entre duas ou mais sessões.

Em muitos casos, a Odontologia do Povo faz tratamentos de canal por meio do sistema rotatório, técnica moderna que permite a realização deste tratamento de maneira mais eficaz, rápida, segura e, acima de tudo, com muito mais qualidade.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

Uma avaliação minuciosa do dentista é necessária para determinar se um dente vai ter que ser extraído ou não. Por isso, é necessário passar pela avaliação da Odontologia do Povo.

Existem várias razões para que um dente seja extraído. Pode ser uma cárie muito profunda, uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso, falta de espaço para todos os dentes dentro da boca e etc.

Antes de extrair um dente, o profissional da Odontologia do Povo fará uma revisão completa do histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias. As radiografias revelam o comprimento, formato e posição que o dente se encontra.

Quando o dente vai ser extraído a área em volta dele é anestesiada, assim o dente é deslocado do osso como se fosse uma alavanca, mas o paciente não sente dor. Depois disso, alguns pontos são dados e a extração foi feita com sucesso.

Após a extração, é importante que o paciente tenha muito cuidado com a higienização. É essencial manter a área limpa para prevenir infecções.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

Um dos tratamentos mais buscados nos dias de hoje é a reabilitação com implantes osseointegráveis. Eles possibilitam que as pessoas tenham a segurança e a beleza de ter um sorriso bonito, devolvendo o poder de mastigação.

A reabilitação com implantes dentários é feita a partir da inserção de pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes de cima) ou no mandibular (dentes de baixo) e posterior instalação de uma prótese (coroa unitária ou próteses totais do tipo protocolo sobre este pino). Ou seja, o pino do implante tem a função da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que é instalada a coroa (dente artificial).

Todos os exames para a preparação do procedimento e todas as fases do tratamento com implantes são realizados na Odontologia do Povo, inclusive procedimentos de ENXERTIA ÓSSEA, se for necessário.

Além dos implantes de alta tecnologia que são utilizados, produzidos pela líder nacional na fabricação destes produtos (NEODENT), oferecemos acompanhamento especializado e os melhores materiais do mercado para confecção das próteses.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

A limpeza dentária é muito importante para a higiene bucal. Ela deve ser feita pelo menos a cada seis meses, sempre por um dentista. É na limpeza que é feita a remoção da placa e do tártaro que se instalam nos dentes. A Odontologia do Povo trabalha com os melhores equipamentos do mercado para tornar esse procedimento o melhor e garantir ainda mais qualidade nos tratamentos.

Placa

A placa é um depósito de bactérias incolor e pegajoso formado na superfície dos dentes. Ela é resultado da combinação de saliva, comida e fluídos que se acumulam nos dentes e na sua união com as gengivas.

O acúmulo de placa pode favorecer a formação de manchas e é a principal causa da doença das gengivas, a placa também pode favorecer o desenvolvimento de cárie, condição que enfraquece os dentes. Ela é responsável pelo sangramento da gengiva, tão comum a alguns pacientes.

A formação da placa pode iniciar entre 4 a 12 horas depois da escovação, por isso é importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e usar fio dental.

A limpeza feita no consultório a cada seis meses ajuda a combater a placa, pois a escova rotatória alcança lugares onde a escova comum não consegue. Na Odontologia do Povo a limpeza é feita com os melhores equipamentos.

Tártaro

O tártaro, ou cálculo dental, é uma placa bacteriana que endurece na superfície do dente e que também pode se formar sob a gengiva. Esse problema também pode facilitar a formação de cárie se não for removido ainda no início. Além de ser um risco para a saúde bucal, o tártaro mexe com a estética dos dentes.

Para remover o tártaro dos dentes, o dentista precisa fazer uma “raspagem”. Para isto, são utilizados equipamentos especiais ou jato de bicarbonato, mas isso depende do caso. Todos os equipamentos utilizados pelos profissionais da Odontologia do Povo são de muita qualidade.

Para evitar que ele se forme é imprescindível escovar os dentes ao final de cada refeição e também ir ao dentista fazer uma limpeza a cada seis meses.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

A perda de alguns dentes pode ser provocada pela cárie, doenças nas gengivas e por traumatismos. Quando faltam dentes, os dentes que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrio nas arcadas dentárias. Também se dá a reabsorção (desaparecimento por absorção pelo organismo) do osso alveolar (osso esponjoso onde estão implantadas as raízes dos dentes).

As próteses são tratamentos utilizados para substituir os dentes que caíram por alguma razão. Elas oferecem ao paciente mais autoestima e mais segurança para comer, conversar e sorrir, justamente porque se parece exatamente como um dente.

Existem diversos tipos de prótese no mercado. Conheça quais são as principais nas explicações a baixo. Todas são realizadas com os melhores materiais na Odontologia do Povo:

  • Prótese total: Essa prótese é a convencional dentadura, confeccionada para pacientes que perderam todos os dentes de uma ou das duas arcadas (superior e inferior). Os profissionais da Odontologia do Povo são experientes, e podem confeccionar próteses com muita rapidez.
  • Prótese parcial removível: A prótese parcial é formada por uma estrutura metálica e pelos dentes artificiais que substituirão os dentes que estiverem faltando. Esta estrutura metálica fica apoiada nos dentes sadios e tecidos adjacentes, possibilitando a mastigação e recuperando a estética do sorriso, com custos menores que os aplicados a reabilitações com implantes ou próteses parciais fixas.
  • Prótese parcial fixa: Trata-se de uma prótese para reabilitação de espaços sem dentes que não sejam muito extensos. Ela é apoiada sobre dentes sadios adjacentes, que precisam ser desgastados para cimentação. Este tipo de prótese também é utilizada quando a destruição causada no dente pela cárie (ou qualquer outro motivo) é tão grande que não seja indicada uma restauração com resina composta, sendo necessária a confecção laboratorial de uma coroa. Muitas vezes pinos intra-radiculares devem ser utilizados para fortalecer a prótese.
  • Prótese sobre implantes: Este tipo de prótese é instalada em cima de pinos de titânio instalados no osso. São os tipos de próteses mais modernos disponíveis para reabilitação de espaços sem dentes. Vão desde coroas unitárias até próteses envolvendo todos os dentes de uma arcada.

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.

A restauração, também conhecida como OBTURAÇÃO, faz com que o dente afetado pela cárie volte a sua forma e função. Desse modo, é removida a parte deteriorada e a cavidade preenchida com material próprio. Existem diversos tipos de restaurações, a Odontologia do Povo trabalha com restaurações de resina composta, que é um material resistente recomendado para quem deseja uma aparência natural, uma vez que a coloração da resina é a mais próxima que a cor dos dentes.

Muitas vezes não percebemos, mas certas comidas e bebidas podem causar manchas ou deixar os dentes mais escuros. Tais alimentos incluem café, chá, vinho e isotônico. Fumar também entra nesta lista!

Para resolver este problema e devolver a autoestima, o tratamento indicado é o clareamento. Porém, existem variações de clareamento, conheça quais são abaixo.

  • Clareamento a laser: A evolução na tecnologia trouxe como benefício o uso do laser em tratamentos dentais. O clareamento a laser funciona quando ele atinge os cristais de branqueamento dos dentes, ativando o mesmo para que eles deixem os dentes mais claros.
  • Clareamento interno: O escurecimento dental interno ocorre pelas mais variadas razões, como traumatismos, medicação dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, por exemplo. O clareamento é feito com um procedimento simples e vai minimizar a cor escura, devolvendo o tom branco à parte interna dos dentes.

• Clareamento a gel: O clareamento a gel (peróxido de carbamida) pode ser feito até mesmo em casa, mas ele depende da avaliação do dentista responsável. Esse gel é aplicado em uma moldeira e fica nos dentes pelo tempo determinado por um profissional. Antes de começar o tratamento, é imprescindível passar por uma avaliação

Envie um e-mail abaixo com sua dúvida e venha fazer uma avaliação.