Notícias

5 alimentos que prejudicam os dentes


A gente já sabe que para preservar a saúde bucal é importante manter uma boa rotina de higiene, não é mesmo? Mas o que muita gente não presta atenção no dia a dia é que existem vários alimentos que prejudicam os dentes.

No post de hoje listamos 5 deles!

1 – Café: uma das bebidas favoritas de todo brasileiro. O café quando consumido em excesso pode trazer algumas consequências negativas para os dentes. Sua alta concentração de pigmentos tende a escurecer o sorriso com o passar do tempo, especialmente em quem tem o hábito de beber bastante café e não visita o dentista regularmente para fazer uma limpeza mais profunda. Tanto os chás quanto o café possuem fortes corantes naturais que podem ao longo do tempo e com o consumo excessivo, manchar nossos dentes.

2 – Doces e refrigerantes: alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos, balas ou refrigerantes, prejudicam os dentes e as gengivas pois estes alimentos levam ao desenvolvimento de bactérias na boca, que transformam o açúcar em ácido, destruindo o esmalte dos dentes.

3 – Ácidos em excesso: tomate e frutas como limão, laranja e abacaxi também podem prejudicar os dentes, pois seus cítricos são conhecidos por seu potencial ácido, que danifica a estrutura dentária e a deixa mais fragilizada. O tomate, principalmente se for transformado em molho, além da acidez, o tom vermelho pode penetrar e pigmentar os dentes, deixando-o com um aspecto escurecido e amarelado.

4 – Massas: alimentos com muito amido, como massas, arroz e até tubérculos, como batatas, podem danificar os dentes, pois se metabolizam em açúcares, que, por sua vez, viabilizam junto com as bactérias a produção de ácido que desgasta o esmalte. Consuma conscientemente.

5 – Alimentos em conserva: a acidez não está presente somente nas frutas, mas também nos alimentos em conserva. Como o vinagre é um dos principais ingredientes utilizados no seu preparo, o consumo frequente deixa a boca ácida e propensa a vários desgastes.

Agora que você já sabe o que evitar comer em excesso para uma melhor saúde bucal, que tal compartilhar com os amigos? 😊

Anterior Próxima