Notícias

5 atitudes que levam à perda do esmalte do dente


O esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do corpo humano e é um dos elementos que formam a arcada dentária. Mas você sabia que alguns hábitos e uma alimentação inapropriada levam à perda do esmalte do dente?

No post de hoje listamos alguns hábitos a serem evitados. Confira!

1 –  Escovação errada

Ter uma boa higiene bucal é indispensável para quem deseja ter dentes bonitos e saudáveis para a vida toda. Porém, alguns hábitos durante a escovação causam prejuízo ao esmalte dentário. O uso de escovas de cerdas duras e o costume de fazer muita força durante a escovação pode agredir o esmalte, causando desgaste ao longo do tempo.

 

2 – Uso de cremes dentais abrasivos

Os cremes dentais abrasivos, aqueles que prometem clarear os dentes, podem trazer danos ao esmalte dentário! Para preservar esse mineral tão importante é preciso escolher pastas que não causem atrito.

 

3 – Bruxismo

Este é outro causador da perda de esmalte dentário. Isso acontece devido ao atrito que ocorre entre a arcada dentária superior e inferior.

 

4 – Alimentação inadequada

O consumo excessivo de alimentos e bebidas com altos níveis de açucar e com grande teor de acidez alteram o PH natural da saliva, deixando a boca ácida e contribuindo para o desgaste do esmalte.

 

5 – Cáries

Quando estamos com cárie, significa que nossos dentes estão cheios de bactérias. Esses microrganismos produzem ácidos que, aos poucos, causam a desmineralização do esmalte dentário.

Nem sempre é possível identificar o problema no estágio inicial, pois, quando os sintomas começam a aparecer é porque já houve um grande desgaste nos dentes. Por isso, não deixe de visitar o dentista a cada 6 meses.

Faça sua avaliação com a OP!

 

 

Anterior Próxima