Notícias

Conheça e a primeira escova de dentes


A preocupação com a boca e os dentes aparece como um dos mais antigos cuidados da higiene pessoal em diversas culturas.

No post de hoje reunimos algumas curiosidades sobre as escovas de dentes. Confira!

➡️ O imperador Alexandre, O Grande, nos anos em que foi aprendiz do filósofo Aristóteles, foi detalhadamente orientado sobre como limpar os dentes, todas as manhãs, com uma toalha feita de linho.

➡️ Entre os romanos era usado uma mirabolante mistura com areia, ervas e cinzas de ossos e dentes de animais.

➡️ As escovas de dente que conhecemos hoje foram criadas em 1939. Porém, outras versões dos modelos atuais já eram utilizados há cerca de 3.000 anos a.C!

➡️ As escovas de dente com cerdas foram criadas na China, em 1498. As cerdas eram muito duras, feitas de cabelos grossos que eram extraídos de um tipo de porco chinês e fixadas em uma pequena estrutura constituída basicamente de bambu ou de ossos.

➡️ As cerdas de javali foram utilizadas em vários países até 1938, quando os finalmente foram introduzidos os fios de nylon. Porém, elas só ficaram realmente conhecidas após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados entraram em contato com os diferentes modelos e fizeram da higiene bucal um hábito, espalhando- o pelo mundo.

Hoje em dia, felizmente, temos uma grande gama no mercado, com diferentes formatos, cores e textura. Converse com seu dentista para saber qual tipo é o ideal para sua saúde bucal. 😉

 

 

Anterior Próxima