Notícias

Mau hálito, causas comuns e prevenção


Dos cinco sentidos que temos, o olfato é um dos mais poderosos, é através dele que ligamos memórias a emoções. Já imaginou se essa lembrança for negativa?

É o que acontece com 40% da população brasileira. De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, quatro em cada dez pessoas sofrem desse problema.

A halitose, nome dado ao mau hálito, não está sempre ligado a problemas estomacais. Na maior parte dos casos, a cavidade bucal é o principal culpado. Sendo assim, o mais indicado é procurar um cirurgião dentista.

Já foram identificadas mais de 40 causas para o mau hálito, um dos fatores mais importantes que ocasionam a halitose é a higiene bucal inadequada, pois permite que os restos de alimentos se acumulem entre os dentes, na língua e na gengiva. Esses resíduos, que ficam na sua boca, fazem com que as bactérias que já existem dissolvam as partículas dos alimentos, liberando substâncias com forte odor.

Aquela camada branco-amarelada que fica na língua também provoca mau hálito, tudo porque essa camada é formada por restos de comida, bactérias e células descamadas da boca, e quando acumulada, passa a transmitir um odor nada agradável.

A boca seca também pode ser um fator contribuinte para o mau hálito. É que a saliva ajuda na remoção de partículas e resíduos, e a falta dela ocasiona em odor ruim.

Mas calma, dá para prevenir!

Comer a cada três horas, evitar alimentos que deixam a boca seca, beber muita água e higienizar muito bem a boca são hábitos que ajudam na prevenção da halitose.

Consulte seu dentista e, caso for diagnosticado com halitose, é hora de começar o tratamento, que pode ser desde a adoção de uma dieta balanceada até mesmo o uso de laserterapia e eletroterapia.

Faça uma visita a OP e saiba qual é a principal causa do seu mau hálito.

Anterior Próxima