Notícias

Mordida Cruzada, como tratar?


A mordida cruzada acontece quando a parte de cima da arcada bucal se encaixa por dentro da arcada inferior. Para entender melhor, vamos simplificar com um exemplo:  

Imagine uma panela e uma tampa! Para que a tampa se encaixe melhor na panela, ela precisa ser um pouco maior do que a panela, certo? Caso contrário, a tampa irá ficar dentro da panela e não na parte superior. É a mesma coisa com a sua arcada dental.

A oclusão dentária correta acontece quando a parte superior dos dentes fica levemente por fora da inferior.  

Quando a oclusão dentária não está correta, chamamos de disfunção. O primeiro tipo é a dentária, que tem a ver com a posição errada dos dentes, ou seja, quando eles se posicionam de um jeito errado na arcada. O segundo tipo é a esquelética, que tem origem no osso do maxilar, quando esse osso se desenvolve menor do que o tamanho normal, ocasiona o desalinhamento dos dentes.

As causas da mordida cruzada podem variar, desde a genética até hábitos presentes na infância, como chupar chupeta, mamadeira ou até mesmo o dedo por muito tempo. A falta de espaço na arcada também pode causar o desalinhamento dos dentes.

O mais indicado é começar o tratamento já na infância, mesmo porque a disfunção pode ter relação com a formação óssea. Quanto antes corrigir o desenvolvimento do maxilar, mais correto vai ser o alinhamento dos dentes quando a criança se tornar adulta.

O processo de tratamento pode ser feito com aparelho fixo ou móvel que fica no céu da boca, alterando o espaço entre os dentes e, consequentemente, corrigindo a arcada dental. Em casos mais específicos é recomenda uma cirurgia.

Cada caso é um caso, por isso é importante a avaliação de um especialista para saber qual é o melhor procedimento a ser realizado para corrigir a má-oclusão.

Se você sente que a sua mordida não está alinhada, procure um dos dentistas da OP para ajudá-lo a ter um sorriso mais bonito!

Anterior Próxima