Notícias

Primeiros cuidados com a higiene bucal


Muitos pais de primeira viagem e até mesmo os mais experientes se perguntam quando é que devem começar a higiene bucal da criança. Qual é a idade certa? Por onde começar? Qual é a maneira correta? O blog da OP traz algumas dicas.

A pergunta mais frequente é: Quando iniciar a higienização bucal?

O cuidado com a boca e os dentes do seu filho deve começar antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. O indicado é usar dedeiras dentais de silicone para os recém-nascidos, essas dedeiras facilitam a limpeza da gengiva e previnem doenças inflamatórias, que são causadas por fungos, como a candidíase oral, conhecida como sapinho.

Após o primeiro dente aparecer, é hora de iniciar a higienização com escovinha de cerdas específicas para a idade do seu filho e creme dental já com flúor. É bom saber que, para cada idade existe uma quantidade indicada de pasta a ser usada. Por exemplo, de 0 a 3 anos, a quantidade indicada é 0,05 gramas, o equivalente a 1/2 grão de arroz cru.

Outra pergunta recorrente é: Quando devo levar ao dentista pela primeira vez?

Desde muito cedo, pois o odontopediatra, profissional especializado na saúde bucal de bebês e crianças, pode avaliar as estruturas dos ossos da face, freios e gengivas, conseguindo avaliar se tudo está nos padrões normais. O odontopediatra também é quem vai avaliar uma possível língua presa e, então, realizar o tratamento adequado.

E quando os dentinhos começam a cair?

Antigamente, os dentes de leite das crianças começavam a cair aos 7 anos de idade, mas atualmente as primeiras janelinhas começam a aparecer aos 5. Por isso, o indicado nessa fase é levar a criança ao odontopediatra para ele avaliar se existe espaço o suficiente para o novo dente que está nascendo.

É também nesta fase que os dentistas recomendam a retirada de vez da chupeta e da mamadeira, fatores que podem influenciar no posicionamento dos dentes definitivos.

E atenção: a falta de cuidado com a saúde bucal do seu pequeno pode ocasionar problemas sérios no futuro. Então, já sabe né, não deixe de levar seu filhote ao dentista para que ele possa ter sempre bons motivos para sorrir.

Anterior Próxima